quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia dos avós


Hoje o dia é especial, mas ao mesmo tempo triste. Já só tenho vivos, fisicamente, os meus avós maternos que são ao mesmo tempo os meus padrinhos de batismo.
Quando nasci tinha os avós maternos, paternos e ainda duas bisavós e um bisavô, uma das bisavós faleceu quando tinha 14 anos, portanto tenho muitas e boas recordações dela, era uma senhora sempre vestida de preto e ainda com um lenço na cabeça, sempre usou bengala. Lembro-me dela sempre velhinha e era tratada por "vózinha", gostava de ir passear com os netos a pé e mostrar-nos as fotografias que guardava da sua família. Quando nasci coseu um saquinho de tecido onde guardou algumas moedas, tendo pedido à minha mãe que as guardasse até falecer, assim o fez e guardo o saquinho com moedas em escudo como se de um tesouro se tratasse. Fui a sua primeira bisneta. Dos outros dois só tenho pequenas imagens que espero que nunca desapareçam.
Os meus avós paternos... esses deixam-me uma saudade imensa. O meu avô faleceu de repente tinha eu 17 anos, 8 anos antes tinha falecido a minha avó. A minha avô faleceu quando eu tinha 9 anos e é, desde esse dia, o meu anjinho da guarda. Faleceu no dia 23 de dezembro, o Natal nunca mais foi o mesmo, mas agora sei que tenho alguém que cuida de mim e digo isto com sinceridade, acredito que olha por mim e que me ajuda sempre. A minha avó está no céu a olhar por mim, é o meu anjinho da guarda.
Na terra tenho mais dois anjinhos, os meus avós maternos, são o meu orgulho, são uns avós fantásticos que estão sempre preocupados comigo, passar mais de uma semana sem os ver é uma tortura, as saudades apertam logo. São aquelas pessoas com que gosto de falar sobre o meu futuro, contar-lhes os meus objetivos e falar-lhes das minhas derrotas e conquistas. Foi com eles que dei os primeiros passos e disse as primeiras palavras. É a eles que devo muito do que hoje sou.

Tenho os melhores avós do mundo, no céu e na terra ;)

1 comentário: